14 out 2019

Secretária de educação de Mossoró confirma lançamento de edital do concurso

Como este Diário Político adiantou desde novembro de 2018 a Prefeitura de Mossoró estuda realizar mais um concurso público para educação municipal. Durante entrevista ao jornalista César Santos, do jornal DE FATO, a secretária Magali Delfino falou sobre o assunto. Confira abaixo a pergunta e a resposta da responsável pela educação mossoroense.

A coluna “Cafezinho com César Santos” tem outros assuntos relevantes e pode ser acessada clicando AQUI.

MESMO diante de tantas dificuldades, é possível o Município realizar concurso público para a educação? É uma necessidade hoje?

“COM certeza. Quando assumimos, nos deparamos com uma falta grande de professores na rede. No início de 2017, havia escola que nem o ano letivo de 2016 havia terminado por falta de professor, e nós fomos correr atrás para resolver esse problema. A falta de professores atingia de 20% a 30% da rede, e isso nos preocupou muito, porque nós não teríamos condições de fazer um concurso naquela época, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal. Eu sugeri então à prefeita que nós fizéssemos um processo seletivo provisório, para que pudéssemos cumprir todas as licenças que encontramos. O processo vem me dar uma certa tranquilidade, estabilidade em relação à falta de professor, por outro lado ainda há professores com aulas excedentes e um número de aposentadorias crescente. Vamos completar agora dois anos do processo seletivo, mas o Município na realidade precisa realizar um concurso público para essa demanda suprimida que foi atendida pelo processo seletivo. O concurso público hoje, posso dizer que na área de disciplinas específicas nós estamos bem, mas na área de pedagogia nós tivemos muitas aposentadorias nesses últimos três anos. Eu acredito, estamos trabalhando junto com a comissão para que neste ano ainda seja deflagrado esse concurso público. Se Deus quiser, o edital sai até dezembro. Nós ainda não fechamos o número de vagas porque nos deparamos com uma situação muito complicada: como é que eu preciso de professores, e ao mesmo tempo eu não posso fazer um concurso por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal? Só podemos fazer concurso para vagas decorrentes de aposentadorias, falecimentos e demissões”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *