18 mar 2020

Primeiro caso de Coronavírus do RN está curado; Governo quer suspender voos

 

A Sesap (Secretaria de Estado da Saúde Pública) registrou um caso, confirmado de coronavírus no dia 12 de março, de uma paciente que havia retornado de viagem ao exterior, mas que agora está curada e já passou do período de transmissão. No boletim epidemiológico dessa terça-feira (17/03) a Sesap disse que o RN conta com 33 casos sob suspeita e sob investigação VER AQUI.

A quantidade de casos suspeitos poderá aumentar por causa dos voos internacionais que ainda estão chegando ao RN, por isso o Governo quer a suspensão desses voos. Ainda não existe a disseminação da doença dentro do Estado.

Suspensão de voos

Em virtude da crise internacional gerada pela propagação do novo coronavírus (COVID-19), a governadora Fátima Bezerra solicitou ontem (17/03) à Agência Nacional de Aviação (Anac) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a suspensão de todos os voos internacionais com destino ao Rio Grande do Norte. O fluxo de transporte internacional de passageiros nesse momento de crise é motivo de preocupação e somente o Governo Federal pode intervir acerca da deliberação de voos.

As solicitações encaminhadas pela Assessoria Jurídica do Governo do RN, através de ofícios endereçados aos respectivos diretores-presidentes José Ricardo Botelho de Queiroz (Anac) e Antônio Barra Torres (Anvisa), considera que os respectivos órgãos não dispõem de estrutura humana e material para realizar fiscalização individualizada a cada passageiro que desembarca em nosso Estado,  fiscalização esta que é de responsabilidade da Anvisa e da  Anac.

Em ambos os textos, a alegação do Governo do RN também se respalda na situação de pandemia, anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 11 de março de 2020, além de relatar o histórico da doença no RN.

No ofício à Anvisa, a chefe do Executivo estadual ressalta o pedido para que a agência reforce a estrutura humana e material para somar esforços junto às administrações estadual e municipais, e toda à sociedade em geral, a fim de que seja possível realizar o controle da pandemia provocada pelo COVID-19.

2 thoughts on “Primeiro caso de Coronavírus do RN está curado; Governo quer suspender voos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *