29 out 2021

Prefeitura e SENAR assinam convênio que beneficiará produtores e trabalhadores rurais

A Prefeitura de Mossoró e o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR), vinculado a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (FAERN), firmaram termo de cooperação técnica nesta sexta-feira (29), com o objetivo de ofertar cursos de qualificação para os trabalhadores rurais.

O convênio foi assinado durante a manhã pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra e pelo presidente da FAERN/SENAR do RN, José Álvares Vieira. A cerimônia aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Evilásio Leão, na comunidade Hipólito, zona rural de Mossoró.

O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra ressaltou a importância da assinatura do convênio com a instituição. A medida vai possibilitar a oferta de cursos e outros serviços para a população que reside nas comunidades rurais.

“Estamos aqui assinando um convênio com a FAERN que vai possibilitar a realização de cursos para a população da zona rural de Mossoró. Vai possibilitar também assistência técnica e outros serviços que já são realizados em todo o Estado e estamos trazendo para cá. É mais uma instituição que a gente faz parceria. Essa parceria vai beneficiar diretamente o povo aqui da nossa cidade”, destacou o chefe do executivo.

“O Senar tem uma grade imensa de cursos. Nós vamos fazer as ações de acordo com a demanda da Prefeitura nas comunidades que mais necessitarem de cursos. As pessoas que moram na área rural precisam ter as mesmas oportunidades que as que moram na cidade”, afirmou José Vieira, presidente da FAERN e SENAR.

O secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Faviano Moreira destacou que o convênio resultará na qualificação dos trabalhadores rurais. Ele enfatizou que o setor de agropecuária foi o que mais gerou emprego na cidade no último mês de setembro, como revelou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado esta semana pelo Ministério da Economia.

“Só no mês de setembro, Mossoró foi o município, proporcionalmente, que mais gerou emprego no Rio Grande do Norte e o setor da agropecuária foi o que mais gerou entre os setores. Então, eu tenho de ter o agricultor capacitado e treinado para trabalhar de forma empreendedora, que é o principal, ou para ficar agregando em alguma empresa para promover o desenvolvimento. A qualificação é essencial”, concluiu.

Parceria entre Prefeitura de Mossoró e Senar – Foto: Wilson Moreno/PMM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *