10 abr 2020

Mais 1 milhão de máscaras e testes rápidos chegam ao Brasil

O Ministério da Saúde recebeu, na quinta-feira, 10/04, mais 1 milhão de máscaras que serão usadas para garantir a proteção de profissionais de saúde no atendimento a pacientes com coronavírus (COVID-19). Também fazem parte da carga que chegou hoje ao Brasil 1 milhão de testes rápidos sorológicos e 2.250 óculos. Esses equipamentos e insumos fazem parte de um total de 15,8 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de 5 milhões de testes rápidos doados ao Ministério da Saúde pela empresa Vale.

Do total de 1 milhão de testes rápidos já em solo brasileiro, 570 mil vão para os estados, 180 mil para pesquisas e 247 mil para estoque estratégico do Ministério da Saúde.

Os testes rápidos irão atender os profissionais que atuam nos serviços de saúde de todo o país, além de agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis com sintomas de síndrome gripal. A iniciativa permite que grupos que prestam serviços essenciais, e que são mais expostos à transmissão do coronavírus, possam realizar o teste e retornar ao trabalho em menos tempo e com segurança, sem a necessidade de aguardar 14 dias de isolamento.

Além dos testes rápidos, o Ministério da Saúde já distribuiu 451,4 mil testes RT-PCR (biologia molecular) aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) de todo o país, além dos laboratórios de referência nacional. O quantitativo faz parte das aquisições já entregues ao Ministério da Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz (104.872), Instituto de Biologia Molecular do Paraná – IBMP (45.560) e doação da Petrobrás (300 mil).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *