09 jul 2021

Livro “Memórias de Milton Marques de Medeiros” será lançado nesta sexta-feira, 9/09

Será lançado hoje, dia 9 de julho, sexta-feira, às 18 horas, uma autobiografia em memória do médico, professor e ex-reitor, Milton Marques, intitulada Memórias de Milton Marques de Medeiros – O Menino do Poré. em evento da ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas e Sociais – em estúdio da TCM – TV Cabo Mossoró.

O evento será remoto, tendo em vista a Pandemia, mas amanhã, sábado, a partir das 8h30 haverá sessão de autógrafos na Loja TCM, no térreo do Hotel Imperial, no centro de Mossoró. À tarde, haverá sessão de autógrafos na Loja TCM, no Partage Shopping, também haverá sessão de autógrafos, no domingo, dia 11, a partir das 15h.

 

 

 

Biografia

Milton Marques de Medeiros nasceu em Upanema, migrou para Mossoró na puberdade, estudou em escolas públicas e no tradicional Colégio Diocesano Santa Luzia. Filho de tabelião e de uma dona de casa, órfão de pai na primeira infância, começou a trabalhar cedo, iniciando sua relação com as letras como revisor de gráfica. Quando atingiu a maioridade, foi encaminhado para a capital paraibana, onde cursou a Faculdade de Medicina. Tempos depois, també

m graduou-se em Ciências Jurídicas.

Em 2004, assumiu o cargo de Diretor da Faculdade de Medicina, da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e no ano seguinte foi eleitor reitor da instituição.

Milton Marques exerceu alguns cargos públicos, como Presidente do IPE – Instituto de Previdência do Estado – e Secretário de Saúde de Mossoró. Foi vice-presidente da Associação Norteriograndense de Psiquiatria; Coordenador Técnico do Departamento de Psiquiatria da Federação Nacional de Saúde e Membro da Comissão de Psiquiatria do Conselho Nacional de Saúde.

Na área empresarial, foi pioneiro no tratamento de doenças mentais e fundou o único hospital psiquiátrico do interior do estado, a Casa de Saúde São Camilo de Léllis, classificado como hospital modelo no Nordeste. A Casa de Saúde foi municipalizada e, recentemente, passou a ser Hospital Psiquiátrico Milton Marques de Medeiros.

Pioneiro também e

m produção de ovos com a Granja São Camilo, atividade que trocou pela indústria salineira. Na área de comunicação, foi sócio-fundador da Rádio Princesa do Vale, sócio-fundador e acionista da Rede Tropical de Comunicações.

Em novembro de 2002, seu pioneirismo foi longe quando ousou criar a TCM – TV Cabo Mossoró, com um exclusivo canal local, atualmente, presente em dez cidades da região Oeste potiguar, além de três emissoras de rádio FM.
Colaborador de diversas publicações, assinou coluna na Gazeta do Oeste e lançou algumas obras, dentre as quais a trilogia Déjà Vu.

Casado com a prima, Zilene, pai de três médicas e uma odontóloga, era leitor voraz e entusiasta do empreendedorismo, também foi investidor no ramo do agronegócios e na indústria de cerâmica.

Na capital paulista, em 2006, participando da NEO TV – feira que reúne emissoras de TV a cabo de todo o país, Milton Marques recebeu da ABTA – Associação Brasileira de Televisão por Assinatura – o Prêmio Operador Padrão, ficando em primeiro lugar na categoria criatividade, com o programa Minha Escola na TV, exibido pelo canal local da TCM. Na ocasião, Milton Marques foi homenageado como um empresário que investe em responsabilidade social.

Em Memórias de Milton Marques de Medeiros – O Menino do Poré, organizado por Lúcia Rocha, reúne passagens, em ordem cronológica, ditas pelo biografado, através da mídia impressa ou eletrônica ao longo de sua vida.

No sábado, dia 17, haverá três sessões de autógrafos em Upanema, pela manhã, na Loja TCM, à tarde, no Centro Cultural Milton Marques de Medeiros, e à noite, no Sítio Poré.

Milton Marques de Medeiros faleceu em abril de 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *