25 nov 2019

Insulinas começam a ser distribuídas pela Prefeitura de Mossoró

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde montaram um esquema especial para início da entrega das insulinas de alto custo e insumos para pacientes diabéticos, na manhã do sábado 23/11, no Centro Administrativo.

De acordo com a coordenadora das Doenças Crônicas Não Transmissíveis do Município, Conceição Negreiros, as insulinas chegaram na noite da sexta-feira, 22/11, e a equipe da Secretaria de Saúde estava no Centro Administrativo tanto para acondicionar todo o lote recebido, como organizar toda a logística para iniciar a entrega já no final de semana. Além de preparar o local com cadeiras e água para dá o mínimo de conforto para os pacientes.

Ainda no sábado pela manhã, foram distribuídas 200 fichas, Conceição Negreiros também realizou palestras educativas curtas, para os pacientes presentes na fila de espera para o recebimento das insulinas, orientando sobre cuidados com a saúde dos diabéticos, os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Saúde.

“Com o recadastramento que foi realizado nos últimos meses, a entrega desse material foi otimizada, porque todos os pacientes cadastrados possuem um número, o que facilita todo o processo. Antes os prontuários dos pacientes eram organizados por ordem alfabética”, explica.

Além da entrega das insulinas e insumos, Conceição Negreiros faz questão de enfatizar que o objetivo do município é otimizar as ações para a instalação do Programa de Apoio ao Diabetes. “Nosso intuito é prestar toda assistência aos pacientes diabéticos, com o médico endocrinologista, psicólogo, assistente social para a realização de visitas domiciliares, fazendo todo o acompanhamento específico, de acordo com a necessidade de cada um”, comenta.

A Prefeitura investiu o montante R$ 312.091 nas compras de 2.903 unidades da Tresiba e 2.175 unidades da Novorapid. “Foi feito uma licitação e o município otimizou a compra, aumentando a oferta de insulinas. Atualmente temos cadastrados 863 pacientes diabéticos, recebendo insulinas de alto custo e insumos, através da Secretaria de Saúde”, destaca Conceição Negreiros.

Informações e foto: Prefeitura de Mossoró

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *