17 jun 2020

Crônica da saudade Junina

Por João Neto Nóbrega

JUNHO, para o verdadeiro Nordestino, que tem raizes enfincadas nessa terra, é um mês especial. É a identidade cultural do nosso povo. Mês de Santo Antônio, São João e São Pedro. Mês de fartura: pamonha, canjica, bolo, milho assado e cozinhado. Mês no qual ficamos aguardando, tal como em dezembro o novo “CD” de Roberto Carlos e as músicas de Simone, o novo “CD” de Flávio José e as músicas de Luiz Gonzaga.

O nosso “Especial de Fim de Ano”, em junho, são as nossas festas juninas. É tradição. Cada um na sua terrinha e quem não tem terrinha fazendo migração para as milhares de terrinhas dos amigos, ao som de “FOGO SEM FUZIL”. Fogueira, fogos, barracas, bandeirinha, balões, pau de sebo, simpatia e quebra panela no terreiro. Quadrilha: “Alavantu, Anarriê, Balancê”. Xote, Xaxado e Baião animando o tradicional Arraiá.

A vestimenta também é especial: chapéu de palha, camisa xadrez e bota nos pés, do mais matuto ao mais moderno, porque nessa época somos todos iguais. Menininha é matutinha, de sarda, trancinha e vestido de chita. Menininho é matutinho, de barba e bigode. Sanfona, triângulo, zabumba e um forrozeiro que pode ser o sanfoneiro, o tringueiro ou o zabumbeiro. E não falta motivo para comemorar.

Mas nesse ano não teremos viagens as terrinhas, não vamos embora para o sertão pra dançar pelo São João e farrear com mais de mil. Não teremos fogueira, fogos, trio pé de serra, nem arraiá. E como disse Santanna O Cantador na atualíssima “Sia Filiça”: “quando eu me lembro disso tudo, me dá vontade de chorar.” Um junho triste, verdadeiramente frio. Mas a chama da fogueira não se apagará dentro dos nossos corações. Vamos juntar a lenha, na esperança de queima-la no próximo ano, com o mesmo sentimento de sempre. Viva Santo Antônio, São João e São Pedro. Viva o Nordeste. Viva o Nordestinho.

João Neto Nóbrega é Paraibano e advogado.

Bananeiras/PB quando enfeitada para junho

One thought on “Crônica da saudade Junina”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *