20 nov 2020

Conheça a história do ex-dependente químico Isaac da casca, eleito vereador de Mossoró

Isaac da casca, vereador eleito de Mossoró – foto: cedida

Seu nome completo é Isaac da Costa Filgueira, conhecido pela comercialização de castanhas de caju e principalmente da casca para fins industriais, por isso seu nome político ficou “Isaac da Casca”, filiado ao partido DC – Democracia Cristã.

Sua história é de superação. Um dos 17 novatos, entre os 23 eleitos para a Câmara de Mossoró, Isaac obteve 3.113 votos e figura em primeiro na lista dos que estarão no legislativo a partir de 2021.

Família

Em em sua família um histórico de prestação de serviços a várias comunidades (bairro Belo Horizonte, bairros próximos e zona rural), juntamente com seu pai, Jerônimo Filgueira, “Herói do Sertão” como é conhecido e que é também o seu principal articulador político, além da sua mãe Heliane Duarte, enfermeira com mais de 30 anos de atuação na cidade.

Isaac também é sobrinho do ex-vereador Edinho dos Rolamentos, que foi em 1996 o vereador mais votado daquele pleito pelo então partido PFL.

Isaac atribui sua votação expressiva ao reconhecimento das pessoas à sua luta, assim como também uma equipe empenhada para apresentar um projeto alternativo que foi bem avaliado pelo povo.

Isaac da casca é representante do segmento evangélico – foto: cedida

Vida e superação

Para chegar até onde está hoje, a sua vida é de superação, como ele mesmo falou ao programa Cenário Político da TCM. Ele diz que precisou passar por momentos de adversidade e superação principalmente com álcool e drogas.

Mais jovem, chegou a ser viciado no álcool e passou também por momentos de dependência química, afirmando: “foram momentos muito difíceis, mas Deus tinha um projeto na minha vida, e aqui estou para servir a população”. Isaac passou por tratamento, onde conseguiu recuperar-se, e há alguns anos afastado do vício tem no seu exemplo a vontade de transformar a vida das pessoas como ele mesmo destaca.

Perguntado sobre projetos na Câmara falou sobre uma de suas principais lutas: “Uma bandeira que vou levantar, vai ser sobre a dependência química, uma bandeira para recuperar vidas, pois quem não sabe, eu já tive problemas com álcool e drogas, mas graças a Deus estou recuperado, porém sei o quão é difícil se libertar sozinho, e por ter vivido essa realidade, conheço muito bem essa dor, por isso colocarei meu mandato a disposição para que possamos apresentar projetos e buscar parcerias com o público e privado para as pessoas que vivem esse pesadelo, mas não que tem condições de pagar um tratamento possam ser atendidos e acima de tudo, voltarem a ter dignidade”, afirmou o Vereador eleito

Com sua história de superação, casado, evangélico e pai de dois filhos, a Yasmin e Davi, longe do vício, mas perto das pessoas, Isaac da Casca será vereador de Mossoró e ainda por cima carrega o título campeão da vida e de votos.

Isaac e sua família – foto: cedida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *