10 jan 2019

Começou a Festa de São Sebastião: Verão na terra das caraubeiras II

Texto escrito por Fablo Tácito*

Não recebeu minha carta? Por que não mandou notícias?

Entre fevereiro e dezembro aconteceram tantas coisas! Sorrimos no Carnaval, dançamos quadrilhas no São João, discutimos nossas ideologias nas eleições, votamos cheios de esperança, trocamos presentes no Natal. Tantas coisas (nós) fizemos e tantas outras deixamos de fazer.

Confesso que esperei ansiosamente notícia sua. Elas não vieram, nem via correio, muito menos pelas redes sócias. Senti falta de sua proteção. Nesse período presenciamos muitas tragédias. Muitas famílias choraram a perda violenta de seus entes queridos. Alguns perderam a batalha para doenças e vimos, tristes e abatidos, os velhos problemas sociais se repetirem ao longo dos dias.

Perdemos alguns filhos ilustres. Figuras que deixavam nossa geografia humana mais rica. Durante as missas e novenas desse ano não teremos mais D. Luzia Nobre como ministra da eucaristia. Nas festas profanas sentiremos saudades da alegria de Elza Rodrigues. Duas educadoras que foram chamadas de volta à casa do Pai. E as salvas? Como serão sem a presença de seu Cassiano?

É janeiro, quando você chegar vai encontrar alguns espaços vazios.

Sei que já chegou, está apenas fazendo charminho, como sempre, pois, para nós caraubenses você só chega, de verdade, a partir do dia 10. Mas já escuto seus sinais, já sinto seu cheiro. Não seja egoísta. Venha. E venha rodeado de paz, traga sonhos, alegria, felicidades e arranca de nosso olhar a nostalgia. Traga, nos braços de nosso padroeiro, a fé e a devoção ao nosso santo guerreiro e o amor ao nosso chão.

Volte sempre Janeiro. Volte em qualquer época, mas volte, afinal de contas em cada mês do ano tem um pouquinho de Janeiro para os caraubenses autênticos. Quero lhe dar boas vindas janeiro, já que você não leu minha carta aproveito para pedir desculpas pelo meu saudosismo, sempre tão presente! Desculpa minha paixão adolescente, mas Caraúbas em janeiro é terra que alegra a gente.

*Fablo Tácito é comerciante, escritor e poeta.

Panfleto da Festa de São Sebastião 2019/ Caraúbas RN – Imagem: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *