07 mar 2019

Carnaval de Apodi está consolidado como um dos maiores do RN

Depois dos festejos do Carnaval na cidade de Apodi, os primeiros números divulgados pela prefeitura daquela cidade mostram a consolidação do evento.

Reprodução Instagram @PrefeituraMunicipaldeApodi

Segundo o prefeito Alan Silveira (PMDB) a média de público este ano por dia, foi maior que no ano passado: “participaram dos arrastões pelas ruas e festas no calçadão de Apodi em média de 30 mil pessoas diariamente. Acreditamos que cerca de 150 mil foliões vieram curtir nossa programação nos dias de carnaval”.

Responsável pela empresa que montou a estrutura de palco e camarotes no carnaval de Apodi, Leonardo Rodolfo acredita que as atrações e mudança no percurso dos arrastões fizeram a diferença para atrair o público: “digo com certeza que as atrações de nome forte como Gabriel Diniz, Tuca Fernandes e Grafith no palco principal, além de grandes artistas nos arrastões, como Dan Ventura e Municipal Santos, chamaram mais foliões. A saída dos arrastões vindo da BR, com percurso maior também animou bastante”.

Arrastão pelas ruas da cidade – Foto Instagram @PrefeituraMunicipaldeApodi

O município de Apodi investiu no carnaval deste ano cerca de 800 mil reais, valor que retornou impulsionando economia local: “acreditamos que cerca de 6 milhões reais circularam na cidade nos dias de carnaval. Nossos hotéis ficaram lotados, todos os comerciantes venderam. Os ambulantes comemoraram. Foi uma festa bastante rentável”, explicou o chefe do executivo apodiense.

Segurança

Polícia militar, Rodoviária Federal, estadual, corpo de bombeiros e segurança privada. Um conjunto de forças e ações para manter o carnaval tranquilo. Rafael Câmara, delegado responsável pela polícia civil em Apodi fez um balanço das ocorrências registradas durante o evento. “Ao todo foram 9 pessoas autuadas em fragrande. Ano passado foram 12. Esses números estão caindo e isso foi fruto do aumento do efetivo policial. Este ano contamos com 65 PMs diariamente. Além disso nosso trabalho anterior ao carnaval prendendo líderes de facções colaborou para redução da criminalida no município”.

Cultura

Conquistando a preferência de públicos das diferentes faixas etárias, o carnaval de Apodi tem crescido na recuperação da sua identidade cultural. Pelo segundo ano saíram pela cidade blocos de rua na programação sociocultural. A ideia do articulador do projeto Dionísio do Apodi, é preencher todos os horários com diferentes formas de brincar o carnaval.

Outros eventos

As festividades na cidade continuam. Em junho a religiosidade deve atrair as pessoas para a festa de São João, padroeiro da cidade e no final do ano a festa de Nossa Senhora da Conceição também padroeira, vai ser contemplada em dezembro. No entanto, neste mês de março está confirmada comemoração da emancipação política município. O prefeito Alan adiantou parte da programação: “dia 23 deste mês de março teremos a festa de aniversário de nossa cidade com a tradicional corrida, competição de canoagem, além do envolvimento de escolas e instituições numa programação educativa pela passagem de nossa emancipação”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *