11 mar 2019

Câmara Municipal marca sessão solene para comemorar emancipação política de Mossoró

Sexta-feira (15/03), será um dia ainda mais especial para Mossoró, que completará 167 anos de emancipação política. Para celebrar a data, na qual, em 1852, o então povoado foi elevado a município, a Câmara Municipal realizará sessão solene, sexta-feira (15), às 9h, no plenário da Casa.

A cerimônia contará com conferência do historiador Olismar Lima e homenagens, propostas pelos 21 vereadores, a pessoas de diversos segmentos sociais, em reconhecimento simbólico ao trabalho de cada mossoroense, de nascimento e de adoção, em favor de Mossoró.

A solenidade faz parte do calendário oficial do Poder Legislativo e valoriza data fundamental no município. Foi em 15 de março de 1852, segundo historiadores, que foi sancionado o Decreto Provincial nº 246, ao desvincular Mossoró de Assu e dar-lhe autonomia política.

Na mesma data, foi criada a Câmara Municipal, sucedida da eleição de vereadores, Juiz de Paz e do vigário Antônio Joaquim como chefe do recém-criado município, na época, o 19º da província do Rio Grande do Norte, que hoje conta 167 municípios.

“Mossoró tem tradição de celebrar o 30 de Setembro (Abolição da Escravatura) como data magna municipal, mas, nos últimos anos, tem realçado também o 15 de Março para tornar mais vívida a nossa emancipação política”, diz a presidente da Câmara, Izabel Montenegro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *